Atualmente vazio: R$0,00
Autoescola
Como Fazer a Baliza
Fazer baliza dá um frio na barriga de muita gente, mas não é tão difícil aprender com um pouco de prática. Antes de começar, encontre uma vaga que tenha 60 cm a mais que o comprimento do seu veículo. Confirme que esse espaço está liberado para estacionamento e ligue a seta para indicar que pretende entrar. Coloque o câmbio em marcha à ré e comece a andar para trás devagar, ao mesmo tempo que gira o volante na direção da vaga, até o veículo ficar em 45°. Em seguida, gire todo o volante na direção oposta para deixar o carro paralelo ao meio-fio. Volte o câmbio à primeira marcha e ande um pouco para frente para terminar de se encaixar no local.
Escolhendo uma boa vaga
Encontre a vaga ideal. Busque um espaço onde você consiga encaixar o veículo sem encostar em outro ou no meio-fio. Quando se acostumar à baliza, você vai conseguir estacionar em qualquer espaço apertado — mas, por enquanto, é melhor começar com pelo menos 2 metros de espaço extra (pelo menos 1 metro a mais que o carro em si).
- Se você nunca fez baliza na vida, leve cestas de plástico ou cones ao estacionamento e treine bastante com eles.
Descubra se a vaga está liberada para estacionamento. Veja se há sinalização indicando que o local realmente é uma vaga de estacionamento. Você não deve parar em frente a garagens, hidrantes e outros itens, além de ter de respeitar as faixas de circulação e as vagas especiais.
- Veja se não há nada saindo dos veículos entre os quais você quer estacionar, como um suporte para bicicleta. Se houver, veja também se o espaço é suficiente.
- Preste atenção à altura do meio-fio ao lado da vaga. Se ele for muito alto, tenha cuidado para não encostar o pneu.
Ligue a seta e coloque o carro à frente da vaga. Olhe no retrovisor para confirmar que não há ninguém logo atrás de você. Acione o freio de leve para indicar que está reduzindo a velocidade. Depois, ligue a seta e pare ao lado do veículo que está na frente da vaga, com uma distância de 60 cm entre os dois.
- Se outro veículo vier atrás do seu, não se mexa e continue com a seta ligada. Abaixe o vidro e faça um sinal com a mão para mostrar que quer estacionar.
- Quanto mais apertado for o espaço, mais você vai ter que se aproximar do veículo da frente na hora de começar a manobra. Por exemplo: talvez seja melhor parar a 30 cm dele se a vaga em si só tem um metro a mais que o carro em si.
Manobrando para entrar na vaga
Peça ajuda a alguém. Se o espaço é muito limitado ou você não tem tanta experiência com a baliza, vale a pena pedir ajuda para alguém que esteja fora do veículo: o passageiro, um transeunte etc.
- Peça para o passageiro mostrar a distância entre o seu veículo e os outros (da frente e de trás) com as mãos. É melhor do que ele falar.
- Abaixe o retrovisor lateral para enxergar o meio-fio. Não é uma obrigatoriedade, mas ajuda.
Comece a dar ré. Coloque o veículo em marcha à ré e veja se há algum carro atrás de você. Depois, olhe o espaço por trás do seu ombro. Quando o encosto do seu banco estiver alinhado à parte traseira do veículo ao seu lado, gire o volante rápido na direção do meio-fio em 45°.
- Não confunda: você tem que girar o volante na direção que quer entrar com o carro.
- Não vire o volante cedo demais, ou você pode encostar no veículo da frente.
Dica de especialista:
“A baliza tem três partes. Dê ré até a seta do outro carro ficar no meio da sua porta de trás e gire o volante inteiro para a direita; continue de ré até a seta ficar paralela ao início da sua porta da frente e alinhe o volante; ao olhar no espelho, você vai ver um ângulo de 45° parecido com um triângulo. Siga-o até ele sumir e, em seguida, gire todo o volante para a esquerda; A partir de então, basta alinhar o volante de novo, ajustar o carro na vaga e fazer os procedimentos para desligar (colocar em ponto neutro, puxar o freio de mão etc.)”
Dê ré até quase completar o trajeto. Continue entrando na vaga com o carro angulado até a roda de trás ficar a 30 cm do meio-fio. A traseira do veículo tem que ficar a alguns centímetros do veículo que está atrás da vaga.
- Se o pneu traseiro encostar no meio-fio, é porque você foi longe demais. Nesse caso, basta colocar o câmbio de volta na primeira marcha, andar para frente e tentar de novo.
Alinhe as rodas, como se estivesse terminando. Gire o volante para o lado oposto quando a traseira do veículo estiver quase toda na vaga e volte a andar para trás devagar. Tente fazer isso quando o seu para-choque dianteiro estiver ao lado do para-choque o carro à frente da vaga. Essa última manobra vai colocar o veículo no espaço certo e alinhar as rodas ao mesmo tempo.
- Você também pode começar a girar o volante na outra direção quando a placa do veículo à frente estiver no meio do seu para-brisa.
- Se o espaço for muito limitado, você pode ter que girar o volante um pouco antes do normal.
Colocando o veículo na vaga
Centralize o veículo na vaga. Depois de colocar o carro na vaga, você provavelmente vai ter que corrigir a posição para que ele fique paralelo ao meio-fio e dentro da faixa de estacionamento. Se ainda houver espaço atrás, continue dando ré até quase tocar o outro veículo. Coloque o câmbio na primeira marcha para terminar.
Ajuste o veículo se a vaga é muito apertada. É mais difícil estacionar em vagas apertadas — e, nesse caso, pode ser que a parte dianteira esteja mais distante do meio-fio que o ideal. Continue andando para frente e para trás, fazendo pequenos ajustes no volante e nas rodas, até acertar.
- Se necessário, repita a manobra. Vire o volante na direção do meio-fio para a parte dianteira do carro entrar na vaga.
- Se você estiver longe demais do meio-fio em uma vaga normal, é mais fácil sair e tentar de novo.
Se necessário, recomece a baliza. Não se preocupe se você não conseguir entrar na vaga de primeira. Ligue a seta, faça o sinal com a mão e repita tudo.
Tenha cuidado ao abrir a porta. Olhe no retrovisor lateral e veja se há veículos vindo antes de abrir a porta do carro e sair. Preste atenção também a ciclistas, que podem acabar se acidentando se você abrir a porta de repente.
- Se você estiver do lado do meio-fio, tenha cuidado para a porta não encostar na calçada ou em outro objeto.
- Preste atenção se você vai conseguir abrir toda a porta com passageiros ainda no veículo. Pode ser que o peso das pessoas abaixe o carro e impeça a porta de passar por cima do meio-fio.
Dicas
- Fica muito mais fácil fazer a baliza quando o carro tem sensor de movimento ou câmera traseira. Se o seu veículo não tem, compre e instale uma.
Avisos
- ente sempre girar o volante com o carro em movimento, mesmo que seja em poucos centímetros, para não danificar os componentes dele e nem errar no cálculo do espaço.
- Não estacione perto demais do meio-fio se o seu veículo tem pneus personalizados e caros.
- Você pode danificar o sistema de direção do carro se segurar o volante em uma direção extrema por muito tempo.
- Em caso de dúvida, nunca arrisque. Você pode acabar batendo no carro de trás ou da frente. Se possível, saia do veículo para conferir a distância (caso não haja ninguém por perto para ajudar, claro).